Você está aqui: Página Inicial

NOTAS

Chamada para envio de propostas de observação - SOAR 2019A

Período 2019A (01/02/2019 - 31/07/2019)

Data limite para submissão de propostas :   15 de outubro de 2018 às  23h 59 min, horário de Brasília.

A previsão é de que aproximadamente 42 noites estejam disponíveis para o Brasil em 2019A. Até um máximo de 51 horas (equivalente a 6 noites) poderão ser  distribuídas em projetos de longo prazo (LP).

O formulário para a elaboração dos pedidos e as instruções para seu preenchimento estão disponíveis no link Instruções e Formulários de Propostas do SOAR a partir do dia 18 de setembro de 2018

Cinco instrumentos serão oferecidos durante 2019A: o imageador óptico do SOAR SOI; o espectrógrafo e imageador óptico Goodman, incluindo o modo de espectroscopia multi-objeto (MOS)*; o imageador infravermelho Spartan, o Espectrógrafo de Campo Integral do SOAR (SIFS) e o Módulo de óptica adaptativa do SOAR, SAM

Chamada para propostas: semestre 2018B

Data limite para submissão de propostas: 15 de Abril de 2018 às 23h59min horário de Brasília.


O formulário para a elaboração dos pedidos estará disponível no link localizado na barra à esquerda desta página (Instruções e Formulários de Propostas do SOAR) a partir do dia 15 de Março de 2018.


  • A previsão é de que 36 noites estejam disponíveis para o Brasil em 2018B e até um máximo de 25.5 horas (aproximadamente três noites) sejam distribuídas em projetos de longo prazo (LP).

 

  • Neste semestre as observações poderão ser solicitadas em modo clássico/remoto e modo serviço. As observações em modo serviço serão limitadas ao máximo de 0.6 noite por mês. A duração máxima de cada programa será de 2.5 horas, podendo ser realizadas uma ou múltiplas observações.

 

  • As observações com o instrumento SIFS serão exclusivamente em modo serviço e seu uso estará limitado a 2 turnos de 4 noites cada (assumindo que existe demanda suficiente).

  

  • Até três noites de observação no modo clássico poderão ser oferecidas no TELESCÓPIO BLANCO do CTIO através do tempo brasileiro no SOAR. Os instrumentos disponíveis nesse telescópio são a DECam (Dark Energy Camera) e o Espectrógrafo COSMOS (COSMOS Spectrograph).

 


14/03/2018

SOAR - Chamada para envio de propostas para Ciência Inicial SAM Fabry-Perot

We have scheduled another block of time with SAM plus Fabry-Perot for 4 nights (March 31 - April 3, 2017).
Again, this will be supported by the SAM F-P team.

Please see the current call for details on capabilities, contact information and conditions for participation.The final version of the 30 Doradus SAM F-P paper is here 

If you were involved in last year's call, and want to be involved again, please re-submit; proposals are not automatically carried over.

The deadline for submission is February 28; this allows time for the SAM F-P team to iterate with proposers.

SIFS: Call for Science Verification Proposals

SOAR is issuing a call for proposals for science verification with SIFS, the SOAR Integral Field Unit Spectrograph, for 4 nights in 2017A (May 11 & 12 and July 7 & 8, 2017).

The deadline for proposal submission is April 17, 2017.

See more details in the link:

http://www.ctio.noao.edu/soar/content/soar-integral-field-spectrograph-sifs-call-science-verification-proposals

Concurso de Astronomia para Estudantes - 2016

O LNA/MCTI e a OBA, com apoio da SAB, promovem a quarta edição do Concurso de Astronomia para Estudantes: "Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR". O concurso é realizado em duas categorias: para estudantes do Ensino Médio e para estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

 Os candidatos devem selecionar um objeto celeste que se encaixe nas restrições descritas nas regras do concurso e escrever uma justificativa sobre a escolha do objeto, com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.

Os vencedores nas duas categorias terão o objeto indicado na proposta fotografado digitalmente pelo telescópio SOAR.

informações sobre o regulamento, as orientações para a confecção da proposta e o formulário de inscrição podem ser consultadas AQUI.

 13/03/2016

Chamada para propostas: semestre 2016A

Data limite para submissão de propostas: 15 de outubro de 2015 às 23h59 min de Brasília

Detalhes:

  • Observações unicamente no modo clássico/remoto, exceto para o SAM.
  • O Módulo de Óptica Adaptativa do SOAR, SAM, disponível.
  • O modo MOS do Goodman disponível durante todo o semestre.
  • Submissão de projetos de longo prazo.
  • DECam (Dark Energy Camera),   o espectrógrafo COSMOS (COSMOS Spectrograph) e ARCOiRIS (Astronomy Research using the Cornell Infra Red Imaging Spectrograph) estão disponíveis no Blanco 4m para o Brasil através de troca de tempo com o SOAR.

 17/09/2015

Chamada para propostas: semestre 2015B

Data limite para submissão de propostas: 15 de abril de 2015 às 23h59min de Brasília

Detalhes:

  • Observações unicamente no modo clássico/remoto, exceto para o SAM.
  • O Módulo de Óptica Adaptativa do SOAR, SAM, disponível.
  • O modo MOS do Goodman disponível durante todo o semestre.
  • Submissão de projetos de longo prazo.
  • DECam (Dark Energy Camera) e Espectrógrago COSMOS (COSMOS Spectrograph). serão os únicos instrumentos disponíveis no Blanco 4m.

 16/03/2015

Concurso de Astronomia para Estudantes com o Telescópio SOAR - 2014

O LNA/MCTI e a OBA, com apoio da SAB, promovem a segunda edição do Concurso de Astronomia para Estudantes: "Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR". O concurso este ano está sendo realizado em duas categorias: para estudantes do Ensino Médio e para estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

O procedimento é escolher um objeto celeste que se encaixe nas restrições descritas nas regras do concurso e escrever uma justificativa sobre a escolha do objeto, com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.

No link a seguir estão as informações sobre o regulamento, as orientações para a confecção da proposta e o formulário de inscrição. Acesse: www.lna.br/soar/concurso2014.html.

29/07/2014

Outras noticias