Você está aqui: Página Inicial > Chamadas propostas > Instruções para Submissão de Propostas de Observação para o Telescópio SOAR e o Telescópio Blanco-4m do CTIO.

Instruções para Submissão de Propostas de Observação para o Telescópio SOAR e o Telescópio Blanco-4m do CTIO.

por Ronaldo da Cunha Vasconcelos publicado 07/07/2016 16h11, última modificação 16/03/2017 16h45

Para visualizar corretamente o formulário é necessário ter instalado o FlashPlayer versão 10 ou mais recente (Ajuda para instalação no Linux). O formulário foi testado previamente em Windows XP, Mac, e nas distribuições LINUX Fedora Core 17 e Ubuntu 12.10. Para acessá-lo, o pesquisador deverá possuir um nome de usuário e uma senha. Se você submeteu propostas durante os últimos semestres, o nome de usuário e senha são os mesmos. Caso contrário é necessário se cadastrar previamente.

Acesso ao Formulário de Propostas para o SOAR e Blanco-4m

O formulário para pedidos de tempo no telescópio Blanco-4m do CTIO é válido apenas para propostas no âmbito do intercâmbio de tempo Brasil-NOAO. Para 2017B, até um máximo de 2 noites estarão disponíveis com lua cheia ou parcialmente iluminada (>70%). Alertamos que a aprovação do tempo no BLANCO pela Comissão de Programas do SOAR não garante a alocação efetiva das noites.

Nos termos do acordo, o número efetivo de noites que serão trocadas depende da demanda das partes. O LNA não se responsabiliza pela atualização das informações relativas aos instrumentos oferecidos no Blanco-CTIO. 

 

Destaques  

  • Dicas úteis sobre estratégias de observação necessárias para produzir um pedido bem sucedido podem ser encontradas na página do SOAR do LNA.

 

  •   O limite de accessibilidade dos alvos no SOAR durante o semestre A é 5 h < RA < 0 h. No semestre B é de 17 h < RA < 12 h. O limite em declinação para ambos os semestres é de -89 deg < DEC < +20 deg. Contudo, usuários do modo MOS do Goodman devem levar em consideração a carência de aproximadamente 6 semanas para a elaboração da(s) máscara(s). Por esse motivo, devem ser evitados alvos que só são acessíveis no primeiro mês e meio de cada semestre (RA =5 - 7 h no semestre A e RA =17 - 19 h no semestre B.)

 

  •   O Modo de Óptica Adaptativa do SOAR (SAM) estará disponível somente no modo clássico/remoto. O SAM é um sistema óptico de guiagem a laser que melhora o seeing natural, permitindo a obtenção de imagens nos filtros BVRI e Halpha com resolução espacial de até 0.35" na banda I. Informações sobre as características e desempenho do SAM podem ser consultadas aqui.

 

  • Clique aqui para obter informações sobre como determinar o tempo de exposição no espectrógrafo Goodman. A calculadora antiga está em vias de ser substituida e até não termos uma versão estável da mesma disponibilizamos o guia acima.

 

  •   Consulte o manual do espectrógrafo Goodman para obter informações recentes sobre esse instrumento e estratégias de observação assim como procedimentos de redução de dados.

 

  •  Interessados em utilizar a câmera Spartan assim como informação sobre o sistema de filtros estreitos ([FeII], HeI, HI, H2, CO e contínuos adjacentes) devem consultar a página do instrumento aqui.


  •  Informações sobre a configuração dos instrumentos ou detalhes técnicos dos mesmos podem também ser obtidos escrevendo para o suporte do SOAR (soar.suporte at lna.br).

 

16 de março de 2017

por Alberto Rodríguez Ardila.


  Voltar