Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias Antigas > noticias ate 2014

noticias ate 2014

por Ronaldo da Cunha Vasconcelos publicado 12/09/2016 10h35, última modificação 12/09/2016 10h35
noticias ate12/09/2016

Chamada para propostas: semestre 2013B

Data limite para submissão de propostas:

15 de abril de 2013 às 23:59 horas de Brasília

Novidades:

  • Observações unicamente no modo clássico/remoto. O modo fila não está mais disponível. Detalhes adicionais podem ser encontrados na edição 28 do jornal eletrônico LNA em Dia.
  • O Módulo de Òptica Adaptativa do SOAR, SAM, disponível no modo de risco compartilhado.
  • Submissão de projetos de longo prazo.
  • DECam (Dark Energy Camera) será o único instrumento disponível no Blanco 4m.

 

(18/03/2013)

  Oficina de Observação remota com o SOAR

Com o intuito de ampliar, na comunidade astronômica brasileira, conhecimentos referentes a observações remotas com o Telescópio SOAR, o LNA, conjuntamente com o INCT-A, convida os pesquisadores em geral e usuários do SOAR, em particular, para participar de um Workshop de treinamento. O Evento visa capacitá-los para executar as observações remotamente a partir das suas próprias instituições ou até da sua casa. Ciente de que grande parte dos usuários não têm experiência com observações remotas (ou presenciais) com o SOAR, e devido à suspensão do modo fila de observação do SOAR apartir de março de 2013, o LNA e o INCT-A oferecem um treinamento para transmitir os conhecimentos específicos necessários para tal. Maiores informações sobre o local do evento, prazos e inscrições podem ser obtidos aqui.
(20/03/2013)

 Modo fila do SOAR supenso por tempo indeterminado

O Escritório Nacional do SOAR informa aos usuários interessados em submeter propostas para o Telescópio SOAR, semestre 2013B, que a partir desse semestre e até novo anuncio, as observações com o Telescópio SÓ PODERÃO SER REALIZADAS NO MODO CLÁSSICO/REMOTO. O modo fila não estará mais disponível à Comunidade pela falta de astrônomos interessados em trabalhar como astrônomos residentes em La Serena, Chile.

Pelo mesmo motivo acima, visando o aproveitamento do tempo de observação brasileiro e a continuidade das operações de ciência, foi necessário transformar a maior parte dos projetos aprovados no modo fila em 2013A para o modo clássico/remoto. Nesse novo esquema, foram preservados na fila unicamente projetos de monitoramento e aqueles cuja lista de alvos de ciência impossibilita essa mudança. Os PIs dos projetos aprovados já estão sendo notificados e informados das datas de observação para cada um dos programas.

Mais informações podem ser encontradas na edição número 28 do Jornal LNA em DIA.

(01/03/2013)

  Fase II semestre 2013A

Encontra-se já disponível o formulário de Fase II - Semestre 2013B, no enlace acima. A data limite para seu preenchimento e envio é o 25 de Janeiro de 2013.

Alertamos aos usuários com projetos que possuam alvos visíveis no começo do semestre (fevereiro e março) que enviem a Fase II na maior brevidade para poder incluir esses alvos já nas primeiras observações do semestre.

(04/01/2013)

  Telescópio SOAR reinicia operações de ciência

Após o bem-sucedido reparo na trapeira da cúpula, o telescópio SOAR reiniciou as operações de ciência do semestre 2012A em 24 de fevereiro de 2012. O Escritório Nacional do SOAR agradece à equipe técnica responsável pelo conserto pelo esforço e dedicação mostrados na solução desse problema. Ao todo, cinco noites de observação pertencentes ao Brasil durante o mês de fevereiro foram perdidas. É possível que parte desse tempo possa ser recuperado através do uso de noites de engenharia.

(12/03/2012)

 Novos Membros da Comissão de Programas do SOAR

O CTC/LNA, em sua reunião de 8 de dezembro de 2011,  deliberou sobre a composição da Comissão Nacional de Programas do SOAR. O diretor do LNA emitiu a portaria PO/LNA-08/12 em 17 de fevereiro de 2012 com a nomeação dos membros e do Presidente da CBPSOAR.

O Escritório Nacional do SOAR agradece a todos os membros da que não foram reconduzidos pelos valiosos serviços prestados à  comunidade astronômica brasileira. Damos também as boas-vindas aos novos membros e que possamos juntos realizar um bom trabalho!

(12/03/2012)