Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SOAR - Chamada para envio de propostas para Ciência Inicial SAM Fabry-Perot

SOAR - Chamada para envio de propostas para Ciência Inicial SAM Fabry-Perot

por Ronaldo da Cunha Vasconcelos publicado 15/02/2017 14h28, última modificação 21/02/2017 13h44

 Data limite: 28 de Fevereiro de 2017

SOAR anuncia a chamada para submissão de propostas para ciência inicial com o SAM Fabry-Perot. As observações serão realizadas durante 4 noites no período março 31 - abril 03 de 2017. SAM-FP é um instrumento de uso restrito e um novo modo de operação do SAM para espectroscopia usando Fabry-Perot (FP) e SAMI. Testes realizados pela equipe do instrumento (C. Mendes de Oliveira, P. Amram, B. Quint), continuam em andamento. 

Dois modos de Fabry-Perot estão sendo disponibilizados na presente chamada: (1) Fabry-Perot de alta ordem p = 609, com Finesse ~18.5 e uma faixa espectral livre (FSR) de 10.8 Angstroms, permitindo a construção de cubos de dados com resolução espectral R ~ 11200 em Halpha; (2) FP de baixa ordem, p = 134, com Finesse ~ 30.5, FSR = 49 Angstroms e R = 4100 em Halpha. Ambas as configurações possuem um campo de visão de 3 x 3 arcmin. Dois turnos de observação bem sucedidos foram já realizados no modo de mais alta ordem. Exemplos de ciência que podem ser executados com o instrumento estão descritos no documento mencionado abaixo. Além disso, o artigo intitulado “First results from SAM-FP: Fabry-Perot observations with ground layer adaptive optics – The structure and kinematics of the core of 30 Doradus” de Mendes de Oliveira et al. (2017) contém resultados científicos obtidos com o SAM Fabry Perot e pode ser utilizado para consulta na elaboração na proposta. 

A alta resolução do Fabry-Perot com GLAO pode ser uma ferramenta única no estudo da cinemática de objetos com linhas em emissão tais como galáxias com formação estelar, escoamentos de gás, nebulosas planetárias, objetos Herbig-Haro, e regiões HII gigantes, entre outros. A baixa resolução é particularmente interessante para estudos de AGN, escoamentos de gás a nivel galáctico, estudos de estrelas T Tauri e eventos de perda de massa. 

Um documento com a chamada completa para submissão de propostas e instruções adicionais para os interessados está disponível aqui. Cópia do artigo recentemente submetido com resultados científicos obtidos com o instrumento encontra-se disponível aquí

Interessados no envio de propostas devem contactar diretamente a Claúdia Mendes de Oliveira (claudia.oliveira at iag.usp.br) ou Bruno Quint (bquint at ctio.noao.edu) para discutir potenciais projetos, sua viabilidade e elaboração do texto com o projeto de pesquisa. 

Atenciosamente, 

Escritório Nacional do Telescópio SOAR 

Alberto Rodríguez Ardila 
Diretor.