Você está aqui: Página Inicial > Visitas > Visita ao Observatório no Telhado

Geral

Visita ao Observatório no Telhado

O LNA disponibiliza sua infraestrutura para recebimento de instituições, escolas ou grupos
por publicado: 12/06/2017 09h24 última modificação: 20/05/2019 19h35

O Observatório no Telhado

O Laboratório Nacional de Astrofísica, visando diminuir a carência de informações científicas, criou o  Observatório no Telhado (OnT), cumprindo com sua missão de difundir a Astronomia de forma correta.

O OnT conta com uma cúpula de 3,5 m de diâmetro que abriga um telescópio Celestron, cujo espelho primário possui 28 cm de diâmetro, além de dois telescópios móveis de 30 cm e 25 cm. Para observar o Sol de forma segura, o OnT também possui um telescópio solar de 4 cm de diâmetro.

O que acontece durante a visita?

Oferecemos uma palestra sobre um tema astronômico escolhido pela escola visitante, de acordo com a lista de apresentações. Ao final, se as condições climáticas permitirem, há observação do Sol com o telescópio específico para isso. Também é possível observar a Lua com o telescópio de 28 cm, se ela estiver acima do horizonte.

Após a palestra, se o céu estiver impossibilitando o uso de telescópios, contamos também com experimentos sobre Poluição Luminosa, Fibra Óptica, Dispersão da Luz (um espectrógrafo didático), etc.

As visitas duram cerca de 2 horas.

Como agendar?

Contatar o Sr. Ícaro Meidem preferencialmente pelo e-mail imeidem@lna.br ou pelo telefone (35) 3629-8103.

Localização

O evento ocorre na sede do LNA, situada na Rua Estados Unidos, 154, bairro das Nações, Itajubá-MG.