Você está aqui: Página Inicial > Visitas > Visita particular ao Observatório do Pico dos Dias

Geral

Visita particular ao Observatório do Pico dos Dias

Público Geral

O Laboratório Nacional de Astrofísica disponibiliza o Observatório do Pico dos Dias para visitas de público geral
publicado: 28/08/2017 09h48 última modificação: 08/03/2019 09h53

O Observatório do Pico dos Dias está subordinado ao Laboratório Nacional de Astrofísica, contando com telescópios que operam no óptico e infravermelho próximo.

A equipe do LNA disponibiliza pessoal qualificado para recebimento de visitas de público geral, que são gratuitas e ocorrem durante a semana. São limitadas a 20 pessoas por visitação.

Como visitar

Para visitar o Observatório do Pico dos Dias, durante a semana, preencha o formulário que se encontra no link:  https://goo.gl/forms/4EjxSqALBOeU3uOt1

O preenchimento do formulário não garante a visita, aguarde a confirmação do responsável, o Sr. Vinícius Sanches pelo e-mail vsanches@lna.br ou Ícaro Meidem pelo e-mail imeidem@lna.br.

Em casos excepcionais, contatos podem ser feitos através do  telefone (35) 3629-8227 , mas o responsável pelas visitas  não se encontra no LNA em período integral, por isso recomenda-se fortemente o contato via e-mail.

Para cada visitante, é necessário informar: nome, idade e cidade, onde o responsável pelo agendamento deve informar seu telefone e e-mail para contato.

O que ocorre durante as visitas?

É possível assistir a uma palestra ministrada por pessoal qualificado, que dura cerca de 30 minutos. Em seguida, os visitantes são convidados a conhecer a instalação do telescópio Zeiss, alemão, cujo espelho primário possui 0,6 m de abertura. Segundo as disponibilidades, segue-se o roteiro conhecendo o maior telescópio óptico do Brasil, Perkin-Elmer de fabricação norte-americana, com espelho de 1,6 m de diâmetro. Fotos e filmagens são liberadas.

Como chegar

O OPD localiza-se na região serrana entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu, sul de Minas Gerais, a 1.864 m de altitude e 900 m acima do nível médio da região.

 

A 37 km de Itajubá, 300 km do Rio de Janeiro e 250 km de São Paulo, o acesso ao OPD se faz por 12 km a partir da rodovia MG-295.

Coordenadas Geográficas

Longitude: +45° 34' 57"

Latitude: -22° 32' 04"