Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Aniversario de Aristoteles: 2.400 anos!

Aniversario de Aristoteles: 2.400 anos!

A iniciativa visa destacar a importância do pensamento do grande filósofo grego Aristóteles.
Quando 19h30 21h00 19/03/2016
das até
Onde Observatório no Telhado - Sede do Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá, MG. Rua Estados Unidos, 154, Bairro das Nações. Entrada pelo portão No. 2, estacionamento fechado.
Nome do Contato
Telefone do Contato 35-3629-8100
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Já está tudo programado para você!

 

O ano de 2016 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional de Aristóteles.

A iniciativa visa destacar a importância  do pensamento do grande filósofo grego Aristóteles e como suas idéias tem influenciado o mundo desde então.

Várias instituições científicas e de ensino, organizações sem fins lucrativos e do setor privado, das mais diversas áres de atuação, no Brasil e no exterior, juntamente com a UNESCO, participam dessa iniciativa.

 

Estrelas e telescópios!

 

O Laboratório Nacional de Astrofísica promoverá em sua sede, em Itajubá, diversas atividades, abertas a toda a comunidade, entre elas palestras, onde os pesquisadores da instituição desenvolverão temas relacionados ao Ano Internacional da Luz e sua área de pesquisa, seguidas de observação do céu noturno, uma vez por mês, num sábado de Lua crescente. Clique aqui para ver a programação.

Será necessária a inscrição prévia, que poderá ser feita por telefone (35-3629-8100) ou por e-mail com Magno (magno@lna.br). O número de participantes será limitado.

 

Vamos contar estrelas?

 

Paralelamente aos Sábados Crescentes, o LNA pretende convocar a população para uma atividade de caráter global nos Sábados Crescentes e durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, em 2016, ocorrerá na semana de 19 a 25 de outubro: a Grande Contagem Mundial de Estrelas (Great World Wide Star Count). Os pesquisadores e técnicos do LNA orientarão os visitantes no reconhecimento do céu, passa a passo. Está planejada a entrega de material impresso em português para levarem para suas casas e poderem participar desse importante levantamento. O local de realização  em outubro será divulgado oportunamente.

A Contagem teve início em 2007, por iniciativa da National Earth Science Teachers Association (NESTA), uma organização educacional sem fins lucrativos sediada em Boulder, Colorado, EUA. A Contagem é fomentada pela Windows to the Universe, organização ligada à NESTA. Trata-se de uma atividade voltada para o público leigo, de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo – aliás, quanto mais pessoas de diferentes lugares participarem, melhor!

A Contagem é uma forma lúdica de levar o conhecimento astronômico correto à população e que estimula a curiosidade, criando o sentimento de participação individual significativa na Ciência. A ideia central é contar as estrelas de determinadas constelações, visíveis a olho nu, em qualquer local, a fim de levantar dados para um mapa da poluição luminosa no mundo.

Os participantes, todos voluntários, são orientados a procurar e identificar as constelações, comparar o que veem com os mapas impressos fornecidos (em português) e relatarem seus resultados à NESTA, via formulário específico online.

São ocasiões ricas em troca de conhecimentos e experiências, proporcionada pelo contato direto com os profissionais. Naturalmente, muitos outros temas vão surgindo e vão sendo abordados de forma criativa, didática e se possível lúdica, como quando se recorre a dramatizações com os próprios visitantes.

Estas atividades são de simples execução porque estarão bem documentadas, não geram ônus para os participantes e podem ser realizadas em qualquer lugar que permita visão do céu. Vale lembrar aqui que o preenchimento do “relatorio” é feito online, através de conexão internet, por conta dos participantes.

 

Então fique ligado!

 

O LNA também divulga suas notícias em redes sociais.  Visite nossa página inicial (www.lna.br) para acessar os links e atualizações desta página..

registrado em: ,