Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Sábados Crescentes

Sábados Crescentes

Cronograma

EVENTO   LOCAL   DATA PALESTRANTE   TÍTULO   RESUMO
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   04/mar  Gabriel Rodrigues Hickel /UNIFEI    O hecatombe vem do espaço: mitos e verdades sobre o impacto de outros corpos com a Terra     Nesta palestra irei revisar a questão dos impactos de outros corpos do Sistema Solar com a Terra, sob a luz dos mais recentes levantamentos de pequenos corpos, análises da história do Sistema Solar e teoria da formação de sistemas planetários. Nestes tempos de informação rapidamente disseminada pela internet, até mesmo em alguns casos, de forma irresponsável, esta palestra também tem como objetivo desmitificar a questão, sobretudo em relação a impactos de grandes proporções com corpos "misteriosos e ocultos".
Também é revisada a análise das consequências destes impactos, através de alguns casos observados e das simulações numéricas mais recentes.
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   01/abr Max e Mariângela Abans/LNA   Multiversos e o Enigma da Vida - vídeos seguidos de discussão sobre os temas com o público   vamos exibir dois vídeos e depois vamos abrir espaço para conversarmos sobre os temas com o público presente. O primeiro vídeo trata sobre Universos Múltiplos, paralelos (duração de 45 minutos), e o segundo é a resposta do astrofísico Neil de Grasse à surpreendente pergunta de um garoto de seis anos (duração de 6 min). Este é um novo formato de evento, que é parte de um projeto-piloto experimental para os Sábados Crescentes.
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   03/06 Max Faúndez-Abans/LNA   Seres Humanos: colonizadores estelares?   Os antigos agrupamentos humanos eram nômades (caçadores-coletores; pastores). Com a progressão do desenvolvimento e fixação territorial, o espírito aventureiro prevaleceu e conquistas territoriais foram bem documentadas na história humana. Na segunda metade do século passado, começaram os primórdios da conquista pelo espaço, levando humanos até nosso satélite natural, a Lua. Agora estamos olhando com interesse as estrelas que contem sistemas planetários. Nossa civilização poderá vencer esta nova barreira e nos tornar Colonizadores Estelares?
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   26/ago Daniel May/LNA   No quintal dos buracos negros gigantes e tudo o mais   Para chamar atenção, o universo segue a lógica inversa do homem: seus astros mais discretos são aqueles que exercem o maior fascínio no céu. E por que não algo que simplesmente é impossível de enxergar? Venha desvendar o que está nos bastidores do objeto mais enigmático já idealizado e confirmado pela ciência: o buraco negro. Hoje, além de não haver mais dúvida sobre a sua existência, sabemos que as galáxias só existem do jeito que são graças à sua presença desde os primórdios do Universo. Se à primeira vista parece estranho que eles causam os fenômenos mais luminosos já vistos, e que expulsam do seu quintal muito mais matéria que engolem, esta palestra certamente é para você!
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   30/set Hektor Monteiro/UNIFEI   Astronomia e Tecnologia   Sabemos que a ciência em geral e em particular a astronomia, se beneficiou muito dos desenvolvimentos tecnológicos ao longo da história. Mas será que a astronomia contribuiu com tecnologias de uso concreto no dia a dia das pessoas? Nesta apresentação mostrarei que sim, descrevendo as principais contribuições da astronomia para o desenvolvimento tecnológico da humanidade.
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   28/out -   -   Semana Nac. de Ciência e Tecnologia em Itajubá no Teatro Municipal Christiane Riêra
Sábados Crescentes no OnT   19:30 - 21:00   25/nov Eder Martioli/LNA   Avanços tecnológicos que possibilitam a detecção de exoplanetas   A detecção de exoplanetas representou um marco histórico na ciência, onde nos tornamos capazes de observar e explorar uma diversidade de novos mundos em órbita de outras estrelas. A detecção de exoplanetas, no entanto, só foi possível com a transgressão de certas barreiras tecnológicas. Muitos destes avanços tiveram que ser desenvolvidos exclusivamente para aplicação em observações astronômicas. Nesta apresentação falarei sobre dois instrumentos astronômicos que possuem participação brasileira na sua construção e que são destinados à detecção de exoplanetas: o "Gemini Planet Imager" (GPI) e o “Le Spectro Polarimètre Infra Rouge” (SPIRou). Mostrarei alguns dos avanços tecnológicos envolvidos na concepção destes instrumentos e que são fundamentais para diversas áreas da astronomia moderna e até mesmo para aplicações em outras áreas.