Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Portas Abertas > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Por que o sistema de distribuição de convites é feito por sorteio?

O LNA se esforça para atender cada vez melhor os visitantes do OPD. O sistema de distribuição dos convites por sorteio é mais justo e permite que todos os interessados tenham as mesmas oportunidades de conseguir acesso ao avento, além de ser mais tranquilo e seguro.  Com o sorteio, eliminamos as desagradáveis filas de espera na rua, a corrida para acessar o sistema de inscrição online, as famílias divididas e os problemas constrangedores em se conseguir um convite. Contamos com a compreensão e ajuda dos visitantes que sempre nos honraram e prestigiaram com sua presença, apesar de todos os percalços.

Sabemos que muitas pessoas que desejam participar não conseguirão obter os convites no sorteio, pois eles são limitados para a própria segurança dos visitantes.

A data de inscrição fará diferença?

Não. A ordem dos pedidos não importa. Todos terão a mesma chance, independentemente da data de inscrição.


Menores de 18 anos podem se inscrever?

Somente como acompanhantes de maiores de idade. Apenas maiores de 18 anos de idade podem ser responsáveis legais pela inscrição. Isto é devido à legislação vigente.


Menores de 18 anos poderão entrar desacompanhados?

Não. Todo e qualquer menor de 18 anos de idade deverá estar acompanhado de um adulto responsável.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS

 

O que eu preciso fazer para me inscrever?

Acesse a página web  <https://aplicacao.lna.br/appForm/portasAbertas> dentro do período de inscrição e siga as orientações da própria página.

 

Quais documentos eu preciso ter em mãos na hora de fazer a inscrição online?

As inscrições serão aceitas somente com o nome completo (igual ao documento), o número do CPF (ou certidão de nascimento dos menores de cinco – 05 - anos) de cada visitante candidato ao sorteio e um endereço de e-mail válido. Portanto, o responsável pela inscrição online deverá ter em mãos os números dos documentos de todos os visitantes para quem deseja fazer a inscrição em grupo. Espera-se que os responsáveis pelas inscrições sejam maiores de idade.

 

A inscrição já garante os convites?

Não. A inscrição garante apenas o direito de participar do sorteio.


Poderei montar um grupo de familiares e amigos?

Sim.


Quantas pessoas eu posso inscrever no meu grupo?

Você pode inscrever mais 09 (nove) pessoas além de você mesmo.


Seu eu for sorteado, isso garante que todo meu grupo também estará automaticamente sorteado?

Sim.


Posso aumentar as chances de eu ser sorteado participando de vários grupos e também me inscrevendo sozinho?

Não. O sistema aceita apenas uma inscrição por nome/documento.


Como fazer se eu e/ou alguém do meu grupo desistir?

Antes do sorteio (até dia 12 de agosto), acesse a página de inscrição <https://aplicacao.lna.br/appForm/portasAbertas> e selecione a opção no menu "Cancelar cadastro", e informar o código do cadastro.

 

Após o sorteio, caso tenha sido contemplado e não seja possível comparecer ao evento, acesse a página de inscrição <https://aplicacao.lna.br/appForm/portasAbertas> e selecione a opção do menu "Devolver convite", e informar o código do cadastro.

 

Agradecemos antecipadamente, pois assim você estará possibilitando a participação de outra pessoa que também está muito interessada em ir ao evento. 

Como saber se fui sorteado?

De duas formas: (1) os sorteados receberão um aviso através do e-mail cadastrado e (2) o resultado do sorteio será publicado na seguinte página web do LNA:  <https://aplicacao.lna.br/appForm/portasAbertas>, onde publicaremos os números de inscrição dos convites sorteados.

 

Haverá outras chances de conseguir convites?

Os convites eventualmente devolvidos até dia 28 de agosto serão sorteados entre os demais inscritos que não foram contemplados na primeira chamada.


Porque preciso imprimir todos os convites?

Cada visitante contemplado no sorteio deve imprimir seu convite com código de barras (individual, nominal e intransferível) para exibir no portão de entrada do OPD, quando o código de barras será lido e a entrada será liberada.


Guarde seu convite impresso. A entrada ao prédio que abriga o telescópio de 1,60m, o maior deles, é restrita a partir do anoitecer. Essa medida é para assegurar o melhor atendimento e garantir a segurança dos nossos visitantes. A visita ao prédio será permitida uma única vez. GUARDE SEU CONVITE IMPRESSO, pois ele será usado para trocar por uma senha que garantirá o acesso ao prédio do telescópio de 1,60m. O acesso ao prédio poderá ser liberado mais de uma vez dependendo das condições de segurança e atendimento.

Crianças até 5 (cinco) anos não necessitam convite.

 

Posso levar um parente ou amigo “em cima da hora”?

Não. Pessoas sem convite não poderão entrar, não importando o motivo. Isso seria injusto com todos os que participaram do sorteio e concorreram entre si com chances iguais. Solicitamos não insistir.


Por que vocês recomendam não postar a imagem dos convites?

Nossa orientação é para que o visitante contemplado evite postar nas redes sociais fotos do convite que mostrem o código de barras. Isso evita a falsificação.


O que acontece se alguém copiar meu convite?

Se houver mais de uma cópia do ingresso, só o primeiro portador a chegar ao portão terá acesso ao local do evento.


Qualquer um pode ter acesso aos meus convites?

Não. O convite ficará em ambiente seguro. A única pessoa com acesso é o próprio visitante contemplado, através do código enviado por e-mail no ato do cadastro. O criador de um grupo tem acesso aos convites deste grupo.

 

O LNA fornecerá transporte?

Não. O transporte até o Observatório será por conta do visitante.

Atenção! Ônibus e vans deverão entrar em contato até dia 02/09 pelo telefone (35) 3629-8180 para reservar espaço no estacionamento.

 

Como chegar?

O Observatório do Pico dos Dias está localizado entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu, a 1.864 m de altitude, 900 m acima do nível médio da região, nas coordenadas geográficas:

Longitude:      +45° 34' 57"

Latitude:         -22° 32' 04"

A 37 km de Itajubá, 300 km do Rio de Janeiro e 250 km de São Paulo, o acesso se faz por 12 km de estrada de terra a partir da rodovia MG295. Esta estrada dá acesso também ao Bairro de Bom Sucesso.

 Vamos colaborar?

O asilo de Brazópolis precisa de ajuda! Colabore voluntariamente trazendo 1 kg de alimento não perecível e deixe-o com nossa equipe no portão de acesso ao evento. Gratos!