Você está aqui: Página Inicial > Eventos > snct2017 > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – 2017

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – 2017

A SNCT é um evento nacional realizado tradicionalmente na terceira semana de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O principal objetivo da Semana é aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Para isso, instituições científicas de todo país se reúnem em suas localidades para realizar atividades de divulgação científica com uma linguagem acessível à população e com experimentos que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.  

A SNCT de 2017 em Itajubá foi particularmente especial pelo número de parceiros que colaboraram. O LNA, a Unifei e Prefeitura de Itajubá, parceiros de longa data na realização da SNCT, contaram com a participação da Faculdade de Medicina de Itajubá, (FMIt), Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), Sesi/ Senai, Faculdade de Ciências Aplicadas do Sul de Minas (Facesm), Centro Universitário de Itajubá (FEPI) e do Sebrae.

A programação da SNCT foi extensa e várias atividades foram realizadas em diferentes locais da cidade, como a IV Mostra de Profissões da Fepi, realizada no salão de eventos do Centro Universitário e a Feira de Empreendedorismo da Facesm, que aconteceu no campus da própria faculdade. A exposição de experimentos científicos e tecnológicos dos parceiros, atividades relacionadas à ciência, palestras, visitas ao planetário e apresentações artísticas ficaram concentradas no Teatro Christiane Riera durante os dias 23 e 28 de outubro.

As atividades tiveram início na noite do dia 23 de outubro. A SNCT foi aberta em cerimônia oficial com a presença do Exmo. Sr. Prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, do M.M. Reitor da Unifei, Prof. Dr. Dagoberto Almeida e do Ilmo. Diretor do LNA, Dr. Bruno Castilho e outros representantes das instituições de ensino e pesquisa.

Cerimônia de abertura da SNCT 2017 Cerimônia de abertura da SNCT 2017
Da esquerda para a direita: Cleiton Claiton César Fernandes, cerimonialista; Prof. Dr. Dagoberto Almeida, reitor da Unifei; Rodrigo Riera, Prefeito de Itajubá e dr. Bruno Castilho, Diretor do LNA.

 

 A solenidade de abertura foi seguida da apresentação teatral “Circo Científico”, da trupe paulista Mad Science. A peça foi encenada por dois cientistas atrapalhados que ensinaram ciência enquanto divertiam e interagiam com o público. 

Circo Científico Atores da peça “Circo Científico” explicando ciência com a ajuda do público

 

 A exposição dos parceiros no Teatro teve início dia 24 pela manhã. Os experimentos científicos foram divididos em duas grandes salas: uma delas foi escurecida para abrigar as diversas experiências realizadas com luz.  Na sala clara, os parceiros exibiram seus experimentos relacionados ao tema da SNCT: “A matemática está em tudo”.

Robôs desenhistas atraem a atenção dos visitantesRobôs desenhistas atraem a atenção dos visitantes

 

 A matemática no corpo humanoA matemática no corpo humano

 

 

Foto de crianças
Foto de crianças na luz visível. A foto menor à direita é a imagem das mesmas crianças no infravermelho, evidenciando as partes mais quentes do cenário.

 

 Para a Semana, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, trouxe seu planetário inflável para Itajubá. O planetário digital de 7 metros de diâmetro pode receber até 50 pessoas por apresentação. Com uma equipe de atendentes bem preparada, o planetário do Mast foi visitado por mais de 1600 crianças, em sessões realizadas entre os dias 24 e 28 de outubro. As visitas ao planetário foram previamente agendadas, o que não ocasionou filas e esperas.

Alunos das escolas públicas municipais em vista ao planetário do Mast

Alunos das escolas públicas municipais em vista ao planetário do Mast
Crédito: SECOM/ Prefeitura Municipal de Itajubá

 

 

Dias 27 e 28 de outubro foi realizada a Feira de Empreendedorismo da Facesm (FEMF), no campus da Faculdade. O LNA montou um estande junto ao espaço de outro parceiro na realização da SNCT: o Sebrae.

 Foi realizado também o I Ciência de Boteco de Itajubá. Pesquisadores foram convidados para responder perguntas sobre temas ligados à sua área de atuação em ambiente descontraído. O I Ciência de Boteco aconteceu nos dias 24 e 26 de outubro, no Buteko, Quintal Paulista, Don Costello e Mineiro Charcutaria. Foram discutidos temas da área de Astronomia, Telecomunicações, Radiação e Ciência e Tecnologia em geral.  

 Astronomia no Buteko ItajubáProf. Dr. Hektor Monteiro e Prof. Dr. Gabriel Hickel conversam sobre Astronomia no Buteko Itajubá

 

 Dia 27 de outubro, sexta-feira, no salão principal do teatro, Dr. Bruno Castilho, diretor do LNA, ministrou a palestra intitulada “Fotografia astronômica - dos olhos às galáxias" e em seguida, Prof. Cleber Gonçalves falou sobre “Astrofotografia”.

Bruno Castilho discorre sobre fotografia astronômicaBruno Castilho discorre sobre fotografia astronômica

Prof. Cleber Gonçalves ministra palestra sobre AstrofotografiaProf. Cleber Gonçalves ministra palestra sobre Astrofotografia

 

 Na sequência, oito pesquisadores realizaram palestras no renomado formato TEDx sobre temas diversos em Ciência e Tecnologia. Com o título “Ciência e Tecnologia: impactando dos átomos ao Universo”, o TEDx Itajubá chegou à capacidade máxima do teatro Christiane Riera: 700 pessoas.

Palestrante do TEDx ItajubáPalestrante do TEDx Itajubá

 

 No último dia da SNCT, o teatro continuou recebendo visitantes até às 18h. A cerimônia de encerramento teve início às 20h, e homenageou o Prof. Antônio Rodrigues de Oliveira, ilustre magistrado itajubense que muito fez pela educação da cidade.

Estima-se que a SNCT teve cerca de 3 mil participantes e consolida-se como um evento tradicional da cidade de Itajubá e região, contribuindo para o letramento científico de seus visitantes.