Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultado - Concurso de Astronomia para Estudantes - 2014

Notícias

Resultado - Concurso de Astronomia para Estudantes - 2014

Notícia

Telescópio SOAR

Resultado

A Comissão Organizadora parabeniza alunos e professores pelo entusiasmo com que participaram do Concurso. Os projetos apresentaram objetos muito interessantes e justificativas que deixaram evidentes o empenho e o comprometimento com a pesquisa científica. Sentimo-nos imensamente gratificados pelo envolvimento demonstrado pelos participantes.

Foram aceitas 409 propostas, submetidas por um total de 561 estudantes. Do EFII foram 284 propostas envolvendo 391 estudantes com idades entre 10 e 15 anos. Do EM foram 125 propostas por 165 estudantes com idades entre 14 e 18 anos do EM e outros 5 estudantes mais velhos, também do EM. Todos os estudantes receberão certificados de participação.

O processo de julgamento envolveu quatro etapas:
A primeira selecionou as propostas cujos objetos estavam de acordo com as restrições do regulamento do concurso em coordenadas, brilho e tamanho aparente: 142 propostas do EFII e 82 do EM. Ou seja, foram desclassificados os objetos que nunca poderiam ser observados com o conjunto espectrógrafo Goodman e Telescópio SOAR: por localizarem-se no Hemisfério Norte Celeste ou que precisam de outro tipo de instrumento para serem detectados. Também foram desclassificados os objetos que não poderiam ser observados na época prevista e/ou com o tempo disponível, mas foram classificados os objetos extensos que poderiam ter uma parte significativa observada em apenas uma imagem.
Na segunda etapa foram selecionadas as propostas cujas justificativas da escolha do objeto foram bem redigidas, com argumentos científicos e pessoais: 36 do EFII e 28 do EM.
Na terceira etapa, cada membro da Comissão Julgadora selecionou as 10 melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais, de cada categoria.
Na última etapa, foi feito a classificação das propostas mais bem indicadas pelos membros da Comissão. A Comissão então analisou as três propostas de cada categoria que foram mais bem avaliadas por todos e selecionou a proposta mais bem apresentada de cada categoria.

A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora têm o prazer de anunciar a escolha das propostas melhor apresentadas e que melhor atenderam aos requisitos de interesse científico e de apelo visual do objeto:

Categoria Ensino Fundamental II:

1º lugar) Galáxia NGC 2207 por Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto, ambas com 13 anos, estudantes do 8° ano da Sociedade Educacional Três de Maio, em Três de Maio, RS, apoiadas pela professora de Astronomia Lilian Maria Christmann Stoll. 

2º lugar) Galáxia NGC 1187 por Janine Paiva Avellar de 14 anos, estudante do 9º ano do Instituto Educacional Radeane, em Volta Redonda, RJ, apoiada pela professora de Química Otília Maria Moura.

3º lugar) Galáxia NGC 1316 por Marco Aurelio Goulart Teixeira de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzier, em Içara, SC, apoiado pela professora de Geografia Maria Helena Zanette Topanotti.
3º lugar) Nebulosa do Anel do Sul (NGC 3132) por Alessandro da Cunha Menegon de 10 anos, estudante do 6º ano do Educandário Santo Antonio, em Santo André, SP, apoiado pela professora de Geografia Maria da Graça Carrança Martins.

As justificativas apresentadas pelas propostas melhor classificadas podem ser encontradas no link abaixo:

 

Categoria Ensino Médio: 

1º lugar) Galáxia NGC 1300 por Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia, ambos de 18 anos, estudantes do 3 º ano e do 4º ano, respectivamente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife, apoiado pelo professor de Física Guilherme Pereira da Silva.

2º lugar) Galáxia Centaurus A (NGC 5128) por André Juan Ferreira Martins de Moraes de 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Termomecanica – CEFSA, em São Bernardo do Campo, SP, apoiado pelo professor de Física Modesto Pataleo Junior.

3º lugar) Galáxia do Sombrero (NGC 4594) por Higor Martinez Oliveira de 16 anos, estudante do 2º ano da Escola Estadual Eduardo Senedese, em Juruaia, MG, apoiado pela professora de Biologia Valni dos Reis Gonçalves.

As justificativas apresentadas pelas propostas melhor classificadas podem ser encontradas no link abaixo:

Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugar receberão um certificado de Honra ao Mérito.

Contato para informações:

Para mais informações, entre em contato com a Profª. Giuliana Capistrano do LNA pelo e-mail concursoar@lna.br ou pelo telefone (35) 36298104.

 

Link para a página do concurso

 

registrado em: