Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vaga para Astrônomo Residente para o SOAR

Notícias

Vaga para Astrônomo Residente para o SOAR

Astrônomo Residente para o SOAR

O Escritório Nacional do SOAR informa à comunidade astronômica brasileira a disponibilidade de uma vaga para Astrônomo Residente a ser financiada através de bolsa de pós-doutorado no exterior do CNPq.

O Escritório Nacional do SOAR informa à comunidade astronômica brasileira a disponibilidade de uma vaga para Astrônomo Residente a ser financiada através de bolsa de pós-doutorado no exterior do CNPq.

O Telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research telescope) reune os parceiros Brasil (através do MCTIC), NOAO, University of North Carolina e Michigan State University para operar um telescópio astronômico moderno de 4.1-m de abertura no Cerro Pachon, Chile. O LNA, na sua função de Escritório Nacional do Projeto SOAR, procura um astrônomo para atuar como Astrônomo Residente Brasileiro junto ao SOAR para executar tarefas como:

  • Avaliação do desempenho do telescópio
  • Manutenção, calibração e documentação de instrumentos
  • Comissionamento de novos instrumentos e modos operacionais do telescópio
  • Atendimento aos astrônomos visitantes
  • Acompanhamento in situ de observações remotas
  • Pesquisa própria

 O local de trabalho é em La Serena (na sede da AURA) com estadas ocasionais em Cerro Pachón. As atividades devem ter início em setembro de 2019.

Os candidatos selecionados devem se comprometer a permanecer pelo menos um ano, preferencialmente dois, em La Serena. Destacamos que a bolsa de astrônomo residente pode ser renovada por até três anos consecutivos. Benefícios adicionais, além da bolsa paga pelo CNPq, podem ser concedidos pelo SOAR. Como requisitos mínimos, os candidatos devem ter concluído o doutoramento, ter experiência observacional em astronomia óptica e/ou no infravermelho próximo, e conhecimentos de redução e análise de dados com IRAF e Python. Experiência instrumental é altamente desejada mas não é fundamental para a obtenção da vaga. Por restrições do CNPq, estrangeiros sem visto permanente no Brasil não podem se candidatar.

Candidatos interessados devem manifestar sua intenção de concorrer pelas vagas por e-mail a Luciano Fraga (lfraga@lna.br) na maior brevidade até a data limite de 25 de fevereiro de 2019. Interessados que ainda não concluíram o doutorado mas têm data marcada de defesa antes de setembro de 2019 podem também se candidatar.

registrado em: