Você está aqui: Página Inicial > Observatórios > SOAR > Concurso de astronomia 2016 > Resultado do concurso 2016

Resultado do concurso 2016

Resultado do concurso

Resultado

O LNA, em parceria com a OBA e com o apoio da SAB, tem o prazer de parabenizar alunos e professores pelo empenho e comprometimento com que submeteram seus projetos. Ficamos entusiasmados com o envolvimento demonstrado pelos participantes.

Recebemos 223 propostas, sendo 110 do Ensino Fundamental II e 113 do Ensino Médio. Todos os estudantes receberão certificado de participação.

O processo de julgamento é feito por etapas e as identidades dos participantes são reveladas somente ao final, quando já nomeados os vencedores.

A primeira etapa da seleção desclassificou as propostas cujos objetos não estavam de acordo com as restrições do regulamento do concurso em coordenadas, brilho e tamanho aparente. Também foram desclassificados os objetos que não poderiam ser observados na época prevista e/ou com o tempo disponível, mas foram classificados os objetos extensos que poderiam ter uma parte significativa observada em apenas uma imagem. Foram classificadas 75 propostas do Ensino Fundamental e 81 do Ensino Médio.

Na próxima etapa foram selecionadas as propostas cujas justificativas da escolha do objeto foram bem redigidas, com argumentos científicos e pessoais. Cada membro da Comissão Julgadora selecionou as 10 melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais, de cada categoria.

Na última etapa, foi feito a classificação das propostas mais bem indicadas pelos membros da Comissão. A Comissão analisou as três propostas de cada categoria que foram mais bem avaliadas por todos e selecionou a proposta mais bem apresentada de cada categoria.

A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora têm o prazer de anunciar a escolha das propostas melhor apresentadas e que melhor atenderam aos requisitos de interesse científico e de apelo visual do objeto:

Categoria Ensino Fundamental II:

1º lugar - Nebulosa Planetária NGC 3132 - Tainá Ferreira Giardullo Pinto estudante do  7° ano da Escola Estadual Coronel João Ferreira, em Pará de Minas, MG, assitida pela Professora Karine de Araujo Nogueira.

2º lugar - Galáxia Antenas - Mariana Ernani Peixoto, aluna do 9° ano do E.F. do Colégio Interativo, em Volta Redonda, RJ, assistida pelo Professor Fernando dos Santos Neto.

3º lugar - Nebulosa da Borboleta  - Beatriz Noda Sanches Gonçalves e Alexia Mizuki Yoshita, alunas  do 9° ano do E.F. Centro Educacional Pioneiro, em São Paulo, SP, assistidas pelo Professor Oscar Kudo.

 

Categoria Ensino Médio:

1º lugar - NGC 1672 - Michael Barney Galindo Júnior e Caio Moreira Gomes, alunos do 4o. ano do E.M. Técnico IFPE: Campus Recife, assistidos pelo Professor Guilherme Pereira da Silva

2º lugar - NGC 4755 - Isabelle Tridente Chacon Fernandes, aluna do 1o. ano do E.M. do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, assistida pelo Professor João Eduardo F. Ramos.

3º lugar - NGC 6302 - Nathalia Gabrielle de Oliveira Carvalho e Gabriel Villela Salgado Egreja, alunos do 3o. ano do E.M. do Centro Educacional Sigma, em Brasília, DF, assistidos pelo Professor Daniel Peters Gusmão.

Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugar receberão um certificado de Honra ao Mérito.

Contato para informações:

Para mais informações, entre em contato com a Profª. Giuliana Capistrano do LNA pelo e-mail concursoar@lna.br ou pelo telefone (35) 36298104