Você está aqui: Página Inicial > Observatórios > SOAR > Concurso de astronomia 2017 > Resultado do concurso 2017

Resultado do concurso 2017

Resultado do concurso

Resultado

O LNA, em parceria com a OBA e com o apoio da SAB, tem o prazer de parabenizar alunos e professores pelo empenho e comprometimento com que submeteram seus projetos. Ficamos entusiasmados com o envolvimento demonstrado pelos participantes.

Recebemos 136 propostas, sendo 29 do Ensino Fundamental II e 107 do Ensino Médio. Todos os estudantes receberão certificado de participação.

O processo de julgamento é feito por etapas e as identidades dos participantes são reveladas somente ao final, quando já nomeados os vencedores.

A primeira etapa da seleção desclassificou as propostas cujos objetos não estavam de acordo com as restrições do regulamento do concurso em coordenadas, brilho e tamanho aparente. Também foram desclassificados os objetos que não poderiam ser observados na época prevista e/ou com o tempo disponível, mas foram classificados os objetos extensos que poderiam ter uma parte significativa observada em apenas uma imagem. Foram classificadas, após a primeira etapa, 35 propostas do Ensino Médio e 12 do Ensino Fundamental.

Na próxima etapa foram selecionadas as propostas cujas justificativas da escolha do objeto foram bem redigidas, com argumentos científicos e pessoais. Cada membro da Comissão Julgadora selecionou as 10 melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais, de cada categoria.

Na última etapa, foi feito a classificação das propostas mais bem indicadas pelos membros da Comissão. A Comissão analisou as três propostas de cada categoria que foram mais bem avaliadas por todos e selecionou a proposta mais bem apresentada de cada categoria.

A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora têm o prazer de anunciar a escolha das propostas melhor apresentadas e que melhor atenderam aos requisitos de interesse científico e de apelo visual do objeto:

Categoria Ensino Fundamental II:

1º lugar -  Eta Carinae - Sara Yasmin Gonçalves Rocha estudante do  9° ano da Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia,  em Ceilândia, DF, assistida pela professora Alessandra Lisboa da Silva.

2º lugar - Nebulosa de Órion - Carolina Bunick Meissner , aluna do 9° ano do E.F. do Colégio Vicentino São José, em Curitiba, PR, assistida pelo Professor Denilso G. Delfrate.

3º lugar - Nebulosa da Ampulheta  - Maria Alice Santos Mesquita Da Silva, aluna  do 7° ano do Colegio Militar Do Corpo De Bombeiros do Ceará, em Fortaleza, CE, assistido pelo professor João Romário Fernandes Filho.


 


Categoria Ensino Médio:

1º lugar -  Nebulosa da Águia - Laura Melo Viana e Miguel Dias Peixoto De Queiroz, alunos do 2o. ano do E.M. do Centro Educacional Sigma Águas Claras, em Brasília, DF, assistidos pelo professor Daniel Peters Gusmão Meira.

2º lugar - NGC4038 e NGC4039 - Mariana Karolina Kurovski Dos Santos, aluna do 2o. ano do E.M. do Colégio Vicentino São José, em Curitiba, PR, assistida pelo professor Denilso G. Delfrate.

3º lugar - Nebulosa da Águia - Marcos Lamego Sarno e Guilherme Moura Monteiro, alunos do 3o. ano do Centro Educacional Sigma Águas Claras, assistido pelo professor Daniel Peters Gusmão Meira.



Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugar receberão um certificado de Honra ao Mérito.

Contato para informações:

Para mais informações, entre em contato com a Profª.  Dra. Giuliana Capistrano do LNA pelo e-mail concursoar@lna.br ou pelo telefone (35) 36298104