Você está aqui: Página Inicial > Observatórios > SOAR > Concurso de astronomia 2018 > Resultado do concurso 2018

Resultado do concurso 2018

Resultado do concurso

Resultado do concurso


Resultado

O LNA, em parceria com a OBA e com o apoio da SAB, tem o prazer de parabenizar alunos e professores pelo empenho e comprometimento com que submeteram seus projetos. Ficamos entusiasmados com o envolvimento demonstrado pelos participantes.

Recebemos 170 propostas, sendo 125 do Ensino Fundamental II e 45 do Ensino Médio. Todos os estudantes receberão certificado de participação.

O processo de julgamento é feito por etapas e as identidades dos participantes são reveladas somente ao final, quando já nomeados os vencedores.

A primeira etapa da seleção desclassificou as propostas cujos objetos não estavam de acordo com as restrições do regulamento do concurso em coordenadas, brilho e tamanho aparente. Também foram desclassificados os objetos que não poderiam ser observados na época prevista e/ou com o tempo disponível, mas foram classificados os objetos extensos que poderiam ter uma parte significativa observada em apenas uma imagem. Foram classificadas, após a primeira etapa, 45 propostas do Ensino Médio e 22 do Ensino Fundamental.

Na próxima etapa foram selecionadas as propostas cujas justificativas da escolha do objeto foram bem redigidas, com argumentos científicos e pessoais. Cada membro da Comissão Julgadora selecionou as 10 melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais, de cada categoria.

Na última etapa, foi feito a classificação das propostas mais bem indicadas pelos membros da Comissão. A Comissão analisou as três propostas de cada categoria que foram mais bem avaliadas por todos e selecionou a proposta mais bem apresentada de cada categoria.

A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora têm o prazer de anunciar a escolha das propostas melhor apresentadas e que melhor atenderam aos requisitos de interesse científico e de apelo visual do objeto:

Categoria Ensino Fundamental II:

1º lugar - Nebulosa Barnard 33 (Cabeça de Cavalo) - Letícia Franzin Grillo (14 anos) estudante do  8° ano do E.F. do Sistema De Ensino Garra,  em Volta Redonda, RJ, assistida pela professora de Língua Portuguesa Magda do Nascimento Rodrigues.

LeticiaMagda

Profa. Magda do Nascimento Rodrigues e a estudante Letícia Franzin Grillo


2º lugar - Nebulosa do Caranguejo - Julia Kobayashi (14 anos)   e Giulia Tartuci Ferrari (14 anos), alunas do 9° ano do E.F. do Centro Educacional Pioneiro, em São Paulo, SP, assistida pelo Professora de Matemática Dalva Seiko Suyama Conde.


Giulia

Da esquerda para a direita: Profa. Irma Akamine Hiray ( Diretora Geral),  Profa. Débora Amorim Radanovitsck ( professora de Redação ), aluna Julia Kobayashi, aluna Giulia Tartuci Ferrari e Profa. Dalva Seiko Suyama Conde  ( professora de Matemática )

3º lugar - Omega Centauri -  Luna Piovesan Guimaraes  (11 anos), aluna  do 7° ano do E.F. do Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel.PM Felippe de Sousa Miranda, em Curitiba, PR, assistida pelo professora de Ciências Christiane Ferreira Rosa.

Luna

Aluna Luna Piovesan Guimaraes e a professora Ferreira Rosa


Textos dos Vencedores - Categoria Ensino Fundamental II


Categoria Ensino Médio:

1º lugar -  NGC 2818 - Vinicius Druciak Regis (17 anos) e Miguel Monteiro Naufel De Toledo (16 anos), alunos do 2o. ano do E.M. do Instituto Federal do Paraná, em Curitiba, PR, assistidos pela professora de Física Jania Duha.

Vinicius2

A professora Jania Duha e os alunos Vinicius Druciak Regis e Miguel Monteiro Naufel De Toledo.

 


2º lugar -  NGC1999 - Lucas Whyndson Pereira Da Paz, aluno do 3o. ano do E.M. do Instituto Federal de Alagoas, em Arapiraca, AL, assistido pelo professor de Física Pedro Juvencio de Souza Júnior.

3º lugar - M104 - Ygor Silva De Jesus (16 anos), aluno do 2o. ano do E.M. do Colégio Santa Maria, em São Paulo, SP, assistido pelo professor de Física Ednilson Oliveira.

Textos dos Vencedores - Categoria Ensino Médio


Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugar receberão um certificado de Honra ao Mérito.

Contato para informações:

Para mais informações, entre em contato com a Profª.  Dra. Giuliana Capistrano do LNA pelo e-mail ou pelo telefone (35) 36298104