Você está aqui: Página Inicial > Público > Oportunidades > icscbe > Iniciação Científica sem Concessão de Bolsas de Estudos

Iniciação Científica sem Concessão de Bolsas de Estudos

Programa Institucional de Auxílio à Iniciação Científica Sem Concessão de Bolsas de Estudos

 

              O  Laboratório Nacional de Astrofísica anuncia o lançamento do seu Programa Institucional de Auxílio à Iniciação Científica Sem Concessão de Bolsas de Estudos. Trata-se de um programa que visa atender alunos de cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos e linhas de pesquisa. O objetivo é proporcionar ao aluno -  na condição de colaborador voluntário, e orientado por profissional experiente -  aprendizagem de técnicas e métodos científicos, assim como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições únicas criadas pelo engajamento com os problemas reais de pesquisa. Desta forma, o Programa visa também despertar a vocação científica e tecnológica, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa básica e aplicada. O programa objetiva ser um complemento à graduação do discente através de um projeto de pesquisa que se realiza paralelamente à grade curricular.

 

 

Inscrição

Estão abertas as inscrições para as diversas áreas do conhecimento, e não apenas aquelas em consonância com a missão do LNA. As inscrições serão processadas em regime de fluxo contínuo, não havendo portanto datas ou prazos determinados. Os candidados deverão enviar, para o endereço iniciacaocientfica@lna.br, os seguintes documentos:

1. A ficha de inscrição devidamente preenchida

2. Curriculum Vitae resumido

3. Histórico escolar

4. Projeto de pesquisa (conforme modelo)

 

 

            A aceitação ou não do candidato se dará conforme a conveniência do LNA, levando em conta, entre outros, o mérito e a viabilidade científico ou tecnológico do projeto de pesquisa, a disponibilidade de recursos humanos para acompanhar o projeto, da infraestrutura necessária, e dos recursos orçamentários e financeiros disponíveis, ao critério da Comissão Gestora e do Diretor do LNA.

 

 

Formulários e documentos relevantes

1. Ficha de inscrição

2. Projeto de pesquisa (modelo)

3. Programa Institucional de Auxílio à Iniciação Científica Sem Concessão de Bolsas de Estudos (norma)

 

 

            Dúvidas, sugestões e críticas deverão ser enviadas para o mesmo endereço eletrônico, iniciacaocientifca@lna.br.